UM BOM OUVINTE

06-02-2013 12:52

PARA OS QUERIDOS OUVINTES!


Uma maneira de demonstrar aos outros que você os valoriza é escutar. Para escutar bem, é necessário concentrar-se na pessoa que está falando e prestar atenção. Quando você ouve os outros, está fazendo-os se sentir importantes.

Ouvir não é meramente ficar em silêncio; é devotar seus ouvidos, olhos, mente e coração a outra pessoa. Isso também leva à sabedoria, como vemos em Pirkê Avot: "O silêncio é uma cerca para a sabedoria"(Avot 3:17). Você sempre aprenderá mais ouvindo que falando. Hashem nos deu dois ouvidos, mas apenas uma boca para nos lembrar que devemos mais ouvir que falar. (Gra em Mishlê 11:2).

Se você for um bom ouvinte, as pessoas gostarão cada vez mais de você. Concentrar sua atenção em alguém é um grande presente para aquela pessoa.

A Mishná em Avot (5:9) descreve uma pessoa sábia de sete maneiras, das quais a maioria está relacionada ao fato de ser um bom ouvinte:

1 - Ele não fala na presença de alguém que sabe mais do que ele (i.e., escuta).

2 - Não interrompe (novamente, porque escuta).

3 - Não se apressa a responder (espera que a mensagem seja apreendida, antes de respondê-la).
4 - Faz perguntas relevantes e responde de acordo (mostrando que está atento).

5 - Responde na mesma ordem das perguntas feitas (sabe que aquilo que foi dito primeiro é mais importante para quem falou).

6 - Reconhece sua falta de conhecimento (encorajando o outro a explicar melhor).

7 - Admite a verdade (quem fala certamente valoriza sua sinceridade e sente que vale a pena conversar com ele).

Pense a respeito disso.

 Rádio Web Alvorada Sertaneja a todos seus ouvintes, amigos e colaboradores